sexta-feira, 27 de maio de 2016

Dez mandamentos para o combate à dengue





1° - A marchar contra dengue também deve incluir os pequeninos. Convoque toda a turminha para a luta contra o mosquito. Todos devem participar, inclusive as crianças, das atividades para desmontar os criadouro Aedes Aegypti.
Casa
2° - Veja se há água parada dentre de casa, observe as plantas e principalmente os pires dos vasos se estão acumulando água. Deixe as crianças participarem dessa busca. Ao detectar focos em pires, a turminha dever encher estes pires de areia ou pó de café.
3° - Evite cultivar plantas aquáticas.  Não se esqueça de olha as bandejas da geladeira e ralos, principalmente aqueles que não são muito utilizados.
4° - Peste atenção no lixo e observe se há água acumulada.
5° - A água dos animais domésticos deve ser trocada todos os dias. Seu amigo merece este carinho e pode evitar mais um foco.
Quintal
6° - Vá ao quintal, veja se há água parada e observe as plantas externas, elas também podem acumular água da chuva.
5°- Não acumule latas ou garrafas, caso precise guarda-las sempre deixa-las de boca para baixo para evitar o acúmulo de água.
6° - Não se esquece da piscina, sempre coloque cloro. Se não tiver usando cubra com lona e cuidado para esta não acumular água.
7° - Os pneus acumulam água, faça furinhos neles.
Telhado
8° - Alguns locais são de mais difícil acesso, e devem ser Peça ajuda ao papai para que ele olhe se há água parada nas calhas e se a caixa d’água esta fechada.
Vizinhos e Ruas
9° – Não jogue lixo na rua. Copinhos de iogurte, latas e diversas embalagens acumulam fotos do mosquito.
10°- O trabalho deve envolver todos. Se seu vizinho não fizer a parte dele você também estará em risco. Ajude os órgãos públicos no combate, alertando de lotes vagos, depósitos de lixo e qualquer outro tipo de ameaça.

Estes dez mandamentos tomas apenas 10 minutinhos de sua semana. Cumprindo eles, você não ficará doente. A prevenção é o melhor remédio.
Um alerta: o mosquito da dengue também transmite Chikungunya e Zica.

Vilma Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário